emmi pikler - brinquedos tuk tuk
Categorias:

Emmi Pikler: o que a pediatra húngara deixou de legado para a primeira infância

Emmi Pikler foi uma pediatra húngara criadora do método com o mesmo nome. A abordagem Pikler privilegia a autonomia e o desenvolvimento saudável das crianças na primeira infância – de zero a três anos. Mostra que elas possuem a capacidade de aprender sozinhas, claro que, respeitando a autonomia e o tempo de desenvolvimento de cada uma. 

A pediatra Emmi Pikler foi pioneira na estratégia de conceder aos pequenos a motricidade livre – como a liberdade do movimento físico, sendo esta uma condição essencial para ter liberdade de movimento mental e futura liberdade de pensamento; a segurança afetiva e a autonomia. 

Em casa, a proposta Emmi Pikler é deixar tudo à altura das crianças, como cama, brinquedos e roupas, para que façam uso dos seus próprios esforços para as atividades. 

Segundo o método, a autonomia precisa ser concedida desde as primeiras experiências com o bebê, como a troca de fraldas, banho e alimentação. Ao executar alguma atividade junto à criança vá contando o que está fazendo, aproveite e peça ajuda, mesmo que ela seja bem pequena. Pense que cuidar e aprender podem andar juntos.

Com estes estímulos a criança desenvolve o seu próprio ritmo, sem a pressa dos pais. Executando as tarefas sozinha ela vai se dando conta de que suas ações têm consequências e aprende a lidar com isso naturalmente.

A abordagem de Emmi Pikler também está nos brinquedos da Tuk Tuk. O brincar é seguro, pois confeccionamos sem farpas e quinas, com toda a segurança.  

Conheça alguns deles:

Circuito de Obstáculos Pikler para bebês Tuk Tuk – Inspirado da Abordagem

Este brinquedo permite aos bebês e crianças inúmeras possibilidades de brincar. Ele promove o desafio de engatinhar e rastejar. Aprimora movimentos já conquistados, como o caminhar. Sua estrutura fechada na lateral, com aberturas superiores e grades ajudam a criança na postura.

Túnel Pikler Tuk – Inspirado na Abordagem

Emmi Pikler - Túnel Pikler

O túnel Pikler é ideal para as crianças brincarem e experimentarem seus movimentos com liberdade, ele concede autonomia a elas. Este brinquedo possibilita várias combinações diferentes, ideais para incentivar a criatividade e a imaginação.

Triângulo Pikler com Rampa – Inspirado na Abordagem

Emmi Pikler - Triângulo Pikler

Nosso triângulo Pikler é um equipamento de aprendizagem para bebês e crianças. Ele as ajuda a descobrir e fortalecer suas habilidades de equilíbrio, motricidade, força física, coordenação motora e agilidade.

As crianças vão crescendo e podem chegar ao ponto mais alto dele. A rampa vai ganhando novas funcionalidades e as brincadeiras ficam diferentes, como se transformar em uma cabana, castelo e o que a imaginação quiser.

Os Brinquedos Tuk Tuk são indicados para creches, escolas, espaços infantis, condomínios, brinquedotecas e muito mais!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *